Novo logotipo da Fanta

Minha opinião sobre o novo logotipo da Fanta, lá no site O ABC da Comunicação 🙂

E você? O que acha do rebrand?

5787b0dc43c70

É complicado falar de logotipo sem se basear numa construção e conceito de branding, que está por trás de tudo que o consumidor final está vendo. Recentemente, quando o novo logotipo da OI foi divulgado na internet, me lembro de ver pessoas comentando suas percepções a respeito de cores, formas e afins sem nenhum embasamento para as críticas. Procurei o brandbook na internet e uma boa alma no meio dos comentários acabou me passando para análise. E o que eu li? Textos e conceitos explicando o porquê de X ou Y na construção da marca. Saibam que nada é por acaso e grandes empresas costumam encomendar pesquisas e análises antes de mudarem o visual de qualquer coisa. Sobre o novo logotipo da Fanta, posso opinar como diretora de arte, mas não posso opinar como profissional de brand, pois eu não li o conceito da nova marca ainda. Não encontrei nada disponível e quando estiver, o farei com certeza.

Comparando o antigo com o novo, posso falar que quando abri de primeira, gostei, mas tenho alguns “poréns”. A tipografia da Fanta antiga, na verdade, nunca me agradou muito, quando reparei na nova, achei que as letras estavam mais harmoniosas e os conceitos de “brincadeira e divertido” permaneciam nela. Não gosto da inserção do sabor (laranjas cortadas) no logotipo principal. Estou ansiosa para ver como será a de uva e dos demais sabores que vemos esporadicamente no mercado, como edição limitada e até sabores diferentes presentes apenas no exterior. Será que vale a pena mudar tudo e sempre? Também reparei na mistura dos designs. Parte flat, parte realista. Eu mudaria isso com certeza.

Li um texto falando que a Coca-Cola ainda não sabe se o redesign será aplicado em todos os países, dúvida esta que eu considero um tiro no pé, pois o logotipo deve ser igual em todos os locais, a fim de manter a marca forte e com fácil reconhecimento. Apenas a comunicação (campanhas e afins) deveria ser local e direcionada às diferentes culturas de cada público. Dessa forma, sim, acredito que o objetivo seria atingido de forma plena e organizada.

Link completo: http://www.oabcdacomunicacao.com.br/noticia/3428/criativos-da-regiao-opinam-sobre-novo-logo-da-fanta-na-europa

Deixe um comentário

